FANDOM

Contempla, ó homem que foste salvo, aquele que por ti foi pregado na cruz...

Levanta-te, tu que amas Cristo, sê como a pomba "que faz o seu ninho no fundo da fresta" (Jr 48,28) e aí, "tal como o passarinho que encontrou a sua morada" (Sl 83.4), não deixarás de vigiar; como a toutinegra, abrigarás aí os teus filhinhos e estenderás a boca para "beber água das fontes da salvação" (Is 12,3). Com efeito, essa é "a fonte que, brotando no meio do Éden, se divide em quatro braços" (Gn 2,10) e, derramada nos corações dos fiéis, irriga e fecunda a terra inteira...

Corre, pois, até essa fonte de vida e de luz com um vivo desejo, sejas tu quem fores, e, no teu amor a Deus, grita-lhe com toda a força do teu coração:

"Ó beleza inefável do Altíssimo, esplendor puríssimo da luz eterna, Vida que vivificas toda a vida, claridade que iluminas toda a luz e conservas em eterno fulgor os astros diversos que brilham diante do trono da tua divindade, desde o início dos tempos!

Ó torrente eterna e inacessível, límpida e suave, cuja fonte está escondida aos olhos de todos os mortais! A tua profundeza é sem fundo, a tua altura sem limites, a tua largura sem margens, a tua pureza sem qualquer mancha. É de ti que emana 'o rio que alegra a cidade de Deus' (Sl 45,5)... para que te cantemos hinos de louvor, 'em explosão de alegria e de acção de graças' (Sl 41,5), pois nós sabemos por experiência que 'junto a ti está a fonte da vida e que na tua luz veremos a luz' (Sl 35,10)".

São Boaventura, A Árvore da Vida, 29-30. Opera omnia 8, 79.

Também no FANDOM

Wiki aleatória